A IMPORTÂNCIA DO YOGA NA QUALIDADE DE VIDA
O Yoga, uma prática milenar originária da Índia, é amplamente reconhecido por sua atuação no corpo físico, mental e Interior. Dentre os diversos componentes dessa prática, as posturas, conhecidas como ásanas, desempenham um papel fundamental no aumento da qualidade de vida dos praticantes.
Atuação das técnicas no Organismo
As posturas do Yoga são projetadas para promover força, flexibilidade e equilíbrio. A prática regular das posturas ásanas possibilita a melhora a saúde musculoesquelética, reduz dores crônicas, aumenta a capacidade respiratória e estimula a circulação sanguínea. Estudos revelam que algumas dentre as dezenas de posturas do acervo do Yoga algumas delas contribuem para fortalecer músculos, melhorar a postura corporal e prevenir lesões.
Além disso, as posturas atuam no funcionamento interno do corpo. Torções e flexões estimulam os órgãos internos, auxiliando o sistema digestório, no metabolismo e na desintoxicação. Essa relação entre o movimento corporal e os processos internos contribui para uma sensação geral de bem-estar e consequentemente eleva a qualidade de vida.
Atuação das técnicas no Estado Mental e Emocional
As posturas ásanas também têm um impacto profundo na saúde mental. Ao sincronizar as técnicas respiratórias pránáyámas consciente com o movimento, o praticante desenvolve atenção plena e capacidade de gerenciar melhor o estresse. Posturas de descontração muscular savasana são especialmente eficazes para promover relaxamento profundo e reduzir sintomas de ansiedade e insônia.
O Yoga ensina a estar presente no momento, o que é crucial para lidar com os desafios emocionais da vida moderna. Isso cria um espaço interno para a autoaceitação e o desenvolvimento de resiliência emocional.
Atuação Interna
Faço questão de salientar que nas minhas aulas de Yoga não se encontra proposta transcendental, doutrinária, religiosa ou mística. Não entenda como algum tipo de discriminação, apenas como uma especialização em técnicas de Yoga voltado simplesmente para uma longevidade com bem-estar e qualidade de vida. As posturas ásanas atuam como uma ponte para maior conexão interna e/ou psíquica. A prática intencional permite que o praticante experimente um estado de unidade entre corpo e mente, proporcionando uma sensação de harmonia interior.
Atuação das técnicas na Qualidade de Vida de forma Holística
Os efeitos positivos das técnicas no corpo físico, mental e psíquico, resulta em uma qualidade de vida significativamente aprimorada. A prática regular de Yoga ajuda a reduzir o impacto de doenças crônicas, melhora a saúde mental e emocional, e promove um estilo de vida mais equilibrado e consciente.
Conclusão
As posturas do Yoga são muito mais do que simples exercícios físicos; elas são ferramentas poderosas para transformar a qualidade de vida do ser humano. Ao incorporar o Yoga à rotina diária, é possível experimentar uma melhora integral que auxilia todos os aspectos da existência.
Ruy de Oliveira .∙.
Referências
- Iyengar, B. K. S. (2005). Luz na Yoga. São Paulo: Cultrix.
- Feurstein, G. (1998). The Yoga Tradition: Its History, Literature, Philosophy and Practice. Prescott: Hohm Press.
- Harvard Medical School. (2021). "Yoga for anxiety and depression". Disponível em: https://www.health.harvard.edu.
- Saraswati, S. S. (2008). Asana, Pranayama, Mudra, Bandha. Bihar: Yoga Publications Trust.
Comentários
Postar um comentário